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Como a organização do espaço afeta a produtividade dos funcionários?

O ambiente de trabalho precisa ser pensado para garantir o conforto e o bem-estar dos colaboradores. Quando a organização do espaço de trabalho é desfavorável, pode comprometer inclusive a produtividade dos funcionários, que acabam ficando menos motivados.

Por isso, deve ser feito um planejamento adequado da infraestrutura da empresa, levando em conta as pessoas que vão trabalhar naquele ambiente.

Neste post vamos explicar de que forma a organização do espaço de trabalho pode afetar a produtividade dos funcionários. Quer saber mais? Continue a leitura!

Layout

Todo o layout da empresa deve ser pensado de acordo com a produção. Dessa forma, setores afins, que trabalham conjuntamente, devem ficar próximos para que haja uma circulação mínima de pessoas.

Pode parecer pouco, mas o deslocamento excessivo é capaz de impactar na produtividade. Além disso, eliminando-se essa circulação, é reduzido o risco de acidentes dentro da empresa.

Quando se pensa na disposição dos setores dentro da companhia, é fundamental pensar também na orientação. Placas e setas devem indicar não somente as saídas de emergência e os extintores de incêndio, mas também os setores e cada andar da empresa. Essa é uma forma de evitar que funcionários novos ou visitantes fiquem perdidos, prejudicando e até mesmo colocando em risco o trabalho.

Organização

Um ambiente desorganizado torna as ações mais lentas e as pessoas mais distraídas. Para que os colaboradores mantenham foco total no trabalho, procure manter tudo muito organizado e limpo. Prateleiras bem identificadas, armários para pertences pessoais e política de mesas limpas são exemplos de ações que podem ser implementadas para garantir a ordem no ambiente.

Caso sua empresa conte com um volume grande de produtos que não serão descartados, mas que ocupam espaço e deixam o ambiente com aparência desorganizada, considere a possibilidade de contratar um serviço de armazenamento. Dessa forma, eles serão devidamente conservados, sem prejudicar o dia a dia da sua produção.

Fatores ambientais

Iluminação, temperatura e ruídos influenciam muito no conforto e até na saúde dos colaboradores.

A má iluminação pode deixar um funcionário com dor de cabeça, a temperatura alta ou baixa demais traz um desconforto físico que pode se transformar até em doença e níveis altos de ruído podem desconcentrar e também comprometer fisicamente seus funcionários.

Por isso, observe o cumprimento de requisitos básicos de ergonomia, que englobam também o ambiente do escritório.

Personalização

A empresa pode autorizar que os funcionários personalizem seu espaço pessoal. Um porta-retratos, uma planta ou mesmo um boneco são objetos que transformam o ambiente e o humor dos colaboradores.

Assim, desde que não haja um excesso que comprometa a organização do ambiente, incentive essa prática na sua empresa!

O ambiente de trabalho bem planejado favorece a produtividade dos funcionários, aumentando o engajamento deles e melhorando o clima corporativo. Muitas das ações sugeridas aqui demandam pouco ou nenhum investimento da empresa, mas farão toda a diferença nos seus resultados.

Que tal colocá-las em prática? Para saber mais sobre como manter a produtividade dos funcionários e melhorar cada vez mais os processos produtivos na sua empresa, siga nosso perfil no Facebook.

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